Requeijão/Queijo creme caseiro

Boa noite Alegria,

Hoje finalmente vou dar-vos a conhecer a receita de requeijão que como já vos tinha contado me tem ficado mais parecido com queijo creme. Mesmo não ficando a cem por cento como era suposto, tem sido comido com muito gosto em especial em cima de torradas e com compotas caseiras por cima.  A receita original é esta. A Marina (proprietária do Blog "Let the Baking Begin") explicou-me que o resultado final do queijo pode estar a ser afectado por falta de aquecer mais um pouco a mistura do leite com as natas ácidas ou então deixar a escorrer mais tempo. Realmente ficou um pouco mais firme mas acho que ainda poderia ter aquecido mais um pouco (da próxima "fornada" vou deixar ainda mais quente).
Alterei um pouco as quantidades para ajustar à minha multicooker e aqui está o resultado final.

Requeijão/Queijo creme caseiro

Ingredientes:
1.5 lt de Leite gordo
1 pacote de Natas Ácidas


Preparação:
Aquecer o leite até atingir os 110º. Depois de quente deixe arrefecer até atingir os 45º.
À parte misture bem as natas ácidas com um pouco deste leite arrefecido. Depois acrescente a mistura das natas ao restante leite e mexa novamente. Feche a tampa da multicooker e ponha no programa de"Iogurte" e deixe entre 8 a 12 horas, sem mexer a máquina do sítio.
Quando o leite engrossar o que pode demorar entre 5 a 12 horas, corte esta mistura com uma faca em quadrados.
Leve a aquecer novamente até atingir entre os 50º e os 60º, mexendo de forma a desfazer os quadrados em tamanhos de ervilhas, aí pare de mexer e deixe atingir a temperatura pretendida.
Coloque esta mistura num escorredor forrado com um pano de algodão fino ou com uma comprensa e deixe escorrer à temperatura ambiente todo o soro. Depois de todo o soro escorrido leve ao frio por 8 horas.
Está pronto a saborear.

Espero que gostem.

Beijinhos.

Comentários

Mensagens populares