Francesinha à moda do Porto

Boa tarde Alegria,

Como disse ontem na página do Facebook, estas últimas semanas tenho-me sentido a hibernar, pouco tenho feito, praticamente só o indispensável (comida, lavar, passar a ferro e ir trabalhar), chego à conclusão de que mesmo não tendo bebido nas festas acho que estive todo este tempo em ressaca (risos).
A sorte é que aos poucos vou voltando ao normal e a prova disso é que tenho feito (acima) de tudo sopa na panela de pressão elétrica, experiências a fazer queijo-creme, requeijão caseiro na mais recente máquina que me chegou em mãos (multicooker "Redmond") e uma receita nova de molho para francesinha que encontrei aqui na página do "Só para Mulheres".

A procura desta receita veio ao de cima porque os meus afilhados de casamento um dia ligaram-me para tirar umas teimas entre os dois. A "Fulhada" dizia que já a tinham comido feita por mim e o "Fulhado" dizia que não. Conclusão eu "Mudrinha" achava que sim, mas como continuámos na dúvida resolvi acabar com a questão e marcou-se um jantar para comermos as ditas (risos) e já agora "Fulhados" as dúvidas agora já não existem e está aqui provado por escrito que já as comeram feitas por mim.
Como já não fazia o molho há muito tempo e não me lembrava de quantidades, procurei e encontrei esta receita de molho que o marido diz que foi o melhor molho que já fiz até hoje. Por isso achei que devia dar-vos a conhecer a receita para quem gostar de fazer e quem sabe se aventurar, pois assim já sabem que será sucesso garantido.
Fiz uma ligeira alteração em 2 ingredientes, mas de resto mantêm-se igual.
O recheio há quem faça com bifes de vaca, salsichas frescas, linguiça.

A receita como eu a fiz foi da seguinte maneira:

Francesinha à moda do Porto


Para a sandes (2 pessoas):

6 Fatias de pão de Forma (torradas)
2 Febras de Porco (fritas)
1 Salsicha de Aves (dividida em 2)
2 Linguiças
4 Fatias de chourição
4 Fatias de Fiambre
8 Fatias de Queijo

Para o Molho:

3 Cervejas Mini
0.5 dl de Whisky
0.5 dl de vinho do Porto
4 Fatias de Presunto (partidas aos pedaços)
1 Cebola (Picada)
5 C. de sopa de Polpa de Tomate
1 c. de sopa de Margarina
1 c. de sopa de amido de milho (dissolvido num pouco de cerveja)
1 cubo de Caldo de carne
1 Folha de Louro
Sal q.b.
Pimenta moída na (na hora) q.b.

Preparação do Molho:

Comece por alourar a cebola na margarina, juntamente com a folha de louro, o presunto.
Acrescente a polpa de tomate e deixa-se ferver. De seguida adicione acrescente a cerveja e o cubo de carne mexa bem e junte o whisky e o vinho do Porto.
Retirar a folha de louro e tritura-se muito bem e deixa-se começar a ferver.
Nessa altura, acrescenta o amido de milho e mais uma vez mexe-se bem até engrossar.
Passa-se o molho por um passador para retirar qualquer grumo que possam ter ficado.


Preparação da Sandes:

Pré aquecer o forno a 180º.
Começa-se por colocar 1 fatia de pão. Por cima dispõem-se as fatias de fiambre com a febra.
tapam-se com outra fatia de pão. Por cima desta põem-se a salsicha e a linguiça e cobre-se com queijo e por fim outra fatia de pão.
Forra-se esta última fatia com queijo e por cima o chourição.
Vai ao forno até derreter o queijo, retira-se e regam-se com o molho quente e batatas fritas.

Acompanham-se com uma bela vinhaça no nosso caso foi "Não te rales" e "Amnésia".

Nota: Ao ver a imagem deu-me vontade de comer (risos).

Espero que gostem.

Beijinhos.

Comentários

Mensagens populares