Bolo Rei

Boa noite Alegria,

Como vos tinha "dito" ontem hoje a receita de hoje é um maravilhoso Bolo Rei. Confesso que acho a maioria deles sempre secos e sem piada dos de compra o que nós compramos sem pensar muito é o do Lidl, uma vez que a massa não é seca e as frutas sentem-se húmidas.
Já tinha tentado uma vez uma receita mas não me ficou grande coisa, mas no outro dia vi esta receita no novo livro da Rita Nascimento "Uma Pastelaria em casa" e pensei em voltar a tentar, mas ao mesmo tempo.....
Vi fruta cristalizada à venda e resolvi dar uma chance, alterei ligeiramente as quantidades e até saiu bem.
Então vamos lá, a receita é fácil.

Bolo Rei

Ingredientes:

500 grs de Massa de Brioche (receita ao vosso gosto)
200 grs de fruta Cristalizada picada (demolhada 15 m. num cálice do vinho do Porto) + Tiras inteiras
também demolhadas para colocar por cima
150 grs de Amêndoa (picada)
Raspa de 1 Laranja
Raspa de 1 Limão
Ovo batido (para pincelar
Açúcar em pó (para polvilhar por cima)


Preparação:

Prepare a massa de brioche. Depois de pronta, junte as raspas de laranja e de limão, as frutas cristalizadas com o vinho do porto e as amêndoas, misture bem a massa com as frutas de forma a que fique tudo bem distribuído. Nessa altura forma-se uma bola e faz-se um buraco no meio e alarga-se de modo a ficar com 4 dedos de largura (há quem use o cotovelo como medida e para abrir o buraco).
Leve a fermentar no mínimo 1 hora,o bolo já moldado num tabuleiro forrado com papel vegetal, tapado com um pano num sítio que não ultrapasse os 35º .


Ao notar que já está de tamanho a dobrar pincele com o ovo, disponha as tiras de fruta, polvilhe com o açúcar em pó e vai ao forno pré-aquecido a 180º durante 25 minutos e retire quando estiver lourinho se necessário faça o teste do palito.

Nota: O meu tostou um pouco mais por fora, mas por dentro mantinha-se fofinho e muito saboroso.

Espero que gostem.

Beijinhos.



Comentários

Mensagens populares