Bolachas de Açúcar

Boa tarde (quase Boa noite) Alegria,

Como já vos tinha dito num dos posts sobre o Natal, o Calendário do Advento este ano não seria de chocolate mas sim com actividades para fazer. Hoje foi dia de fazer Bolachas, como eu já tinha dito no facebook. Aproveitei que ia pôr a mão na massa e fiz algumas experiências.
Seguindo da receita base: Bolachas de Açúcar, fiz uma brincadeira com rebuçados que alguém tinha partilhado e mais uma forma de as compôr diferentes.
Lá fui eu mais a criança para a cozinha, ingredientes para a massa prontos, máquinas prontas, vamos lá à diversão.

Em primeiro lugar estivemos a separar por cores os rebuçados, depois tirámos os invólucros, separou-se em sacos, deu-se uma pancadas com o rolo da massa para parti-los e ficaram em repouso até irem para o centro das bolachas.




Agora vamos lá à receita das Bolachas em si.

Bolachas de Açúcar (enfeitadas ou simples)

Ingredientes:

2 cháv. de Farinha
1/4 c. de chá de sal fino
1/2 cháv. de Manteiga (amolecida)
3/4 de cháv. de Açúcar
1 Ovo
1 c. de sopa de Leite
1/4 c. Chá de Baunilha
Açúcar colorido q.b.
Confetis q.b.
Rebuçados q.b.

Preparação:

Pré aqueça o forno a 180º graus, forre o tabuleiro com papel vegetal.
Numa tigela pequena misturam-se a farinha com o sal. 
Numa tigela grande ou na da batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme macio. De seguida junte o ovo, o leite e a baunilha e bata mais um pouco até estar homogéneo.
Acrescente aos poucos a mistura da farinha com o sal e deite mexer entre cada junção.

Quando estiver macia e bem ligada, retire, envolva em papel celofane e leve ao frigorífico entre 30 minutos a 1 hora.

1º Tipo: Nas que quiserem deixar simples, passado este tempo é só estender com o rolo da massa e cortar nas formas desejadas e vai ao forno.


2º Tipo: Depois desta parte feita se quiserem podem deitar açúcar colorido ou os confetis e também fica pronta para ir ao forno.

3º Tipo: Com o açúcar podem estender também a massa polvilhar todo o pedaço de massa com o açúcar verde e enrola-se muito apertadinho, cobre-se com papel celofane e vai mais uma hora ao frigorífico mais 1 hora, findo este tempo corta-se com a faca fatias com 1 cm de grossura e vai ao forno. Estas são conhecidas como Fatias de Pinheiros de Natal.

4º Tipo: Com 2 cortadores de formas iguais mas tamanhos diferentes, cortam-se bolachas com o tamanho maior e depois com o tamanho mais pequeno faz-se uma abertura no centro da massa, colocam-se no tabuleiro e põem-se neste orifício bocados de rebuçados partidos e vai ao forno.

Todas as variedades de bolachas podem deixar cerca de 8 minutos ou até ficarem as extremidades douradinhas.

Espero que gostem e acima de tudo que se divirtam a fazer com as crianças aí de casa.

Beijinhos.


Comentários

Mensagens populares