Tábuas de corte e a sua manutenção

Bom dia Alegria,

Com que frequência limpam as vossas tábuas de corte??? Que tipo de material é a vossa??? Já pensaram ou conhecem qual a melhor maneira de as limpar e de as manter????
Aqui em casa temos de plástico e de madeira. Para o pão usamos a de madeira e a de plástico para as restantes coisas.
O ideal é haver umas 3 ou 4 para dividir pela carne, peixe, legumes, pão, para não correr o risco de contaminações e serem limpas após as utilizações, mas pelo menos uma vez por mês convém uma limpeza mais a fundo, mas se utilizarem muito façam de duas em duas semanas.

Como limpar as tábuas de corte????
As tábuas de plástico o ideal é serem lavadas na máquina, uma vez que lavando à mão não se conseguem desinfectar os cortes todos feitos pela faca e assim as bactérias têm um sítio para se desenvolverem "à vontade".

As tábuas de madeira com uma esponja, detergente e água quente a correr será suficiente para a limpeza diária. Já sabem que este material na máquina sairá danificado, por isso não se esqueçam de não colocá-la lá.

Como desinfectar as tábuas de corte????
Uma boa forma de desinfectar a fundo quer as tábuas de plástico, quer as de madeira é usando uma mistura de água e lixívia, lava-se deixa-se ficar uns minutos para actuar e de seguida enxagua-se muito bem.
Uma outra forma que é a que uso cá em casa é o método do sal e do limão, pois desinfecta e aromatiza, é só colocar um punhado de sal e esfregar com uma metade de limão.

Como preservar as tábuas de corte????
As tábuas de madeira podem e devem de levar um tratamento especial com óleo mineral próprio para madeiras, numa boa loja de material de decoração e utensílios para a casa e em farmácias podem encontrar.
Segundo alguns conhecedores, as tábuas de madeira devem de ser oleadas na primeira semana de vida todos os dias, completar o primeiro mês oleando uma vez por semana e depois convém uma vez por mês. Este tratamento é necessário pois cria uma película que ajuda a manter a madeira bem hidratada e protegida de maneira a que a faca não estraga tanto logo não deixa entranhar as bactérias.

As de plástico não têm nenhum modo específico de preservar.

Quando devo de trocar as minhas tábuas????
Quando estas tiverem cortes muito fundos ou mesmo que ligeiros já tenha demasiados cortes. Se lascarem ou partirem-se em algum dos lados também convém trocar uma vez que deixam de estar seladas.

Dica Final: O melhor material é a madeira, uma vez que as bactérias têm mais dificuldade em se expandir.

Comentários

Mensagens populares