Detergente de Roupa Caseiro

Boa tarde Alegria,

Durante esta semana coloquei a receita do amaciador de roupa e hoje chegou a vez de vos dizer como fiz o detergente da roupa. Os ingredientes para o detergente arranjam-se facilmente em qualquer supermercado e têm de vários preços, por isso não será difícil controlarem o quanto querem gastar.
Eu usei produtos de marca branca, não me saiu muito dispendioso (à volta de 4€, tendo em conta de que 3 de 5 dos ingredientes dão para fazer novas doses) e tendo em conta a quantidade de detergente que fiz (cerca de 17 litros) saiu bastante em conta. A nível de eficácia também é muito satisfatório, por isso estejam à vontade de experimentar.

Detergente de Roupa Caseiro

Ingredientes:

1 Barra de Sabão Azul e Branco
1 Sabonete Branco
100 grs de Sabão em Pó (de lavagem à mão)
100 grs de Bicarbonato de Sódio
100 ml de Vinagre de Alcóol
Essência q.b. (opcional)

Preparação:

Começa-se por ralar o sabão e o sabonete para dentro de um balde.

Dissolva-os com 4.5 lts de água a ferver, mexendo sempre, quando estiver tudo derretido junte mais 2 lts de água a ferver.

Acrescente o sabão em pó, mexendo sempre e de seguida acrescentando o bicarbonato. Por fim o vinagre, mas junte devagar uma vez que irá fazer reacção química com o bicarbonato.

Deixe arrefecer um pouco e acrescente mais 2 lts de água à temperatura ambiente. Passe todo o líquido por uma peneira.
 Se houver alguns pedaços de sabão ponha num tachinho com um pouco de água e leve ao lume mexendo até derreter e de seguida junte ao restante detergente.

Deixa-se a mistura a descansar por cerca de 5 h, mexe-se mais uma vez, acrescentam-se mais 4 lts de água fria e está pronto a engarrafar.

Nota: Quando passarem o produto pela peneira convém fazê-lo para dentro de um alguidar que possa levar o total de água.
Podem ser muitos passos, mas acaba por ser rápido de se fazer e tendo em conta o tempo que dura. O próximo vou testar fazer com sabão clarim.
Tal como no amaciador, noto que a essência começa-se a fazer sentir agora, passados quase 3 semanas.

Bom fim de semana!!

Beijinhos

Comentários

Mensagens populares