Caracóis, Caracolinhos

Boa tarde Alegria,

Fim de semana sinónimo (muitas vezes) de Petiscadas ou Lanches Ajantarados, seja em família ou com amigos. Por isso hoje vem de lá uma receita de um petisco muito apreciado cá em casa, que como está quase no fim da época de os podermos aproveitar, resolvi vir apresentá-los.
Como sabem os Caracóis, são um óptimo petisco uma vez que são diuréticos, o que os "estraga" é mesmo: o pão com manteiga que se devora e as belas das cervejinhas bem fresquinhas.

Caracóis cozidos

Ingredientes:

Caracóis q.b.
Batatinhas miúdas q.b. (lavadas)
Sal q.b. (para temperar) +  1 Bom punhado de sal (para Lavar)
Caldo de galinha q.b.
Oregãos (secos com pauzinhos e tudo) q.b.
Casca de Limão q.b.
Alhos pisados com casca

Preparação:

Começar por colocar os caracóis num alguidar com água, não é necessário cobri-los. Deixar ficar uns minutos e de seguida retirar as tampas que possam ter. Retirar a água, deitar o punhado se sal e esfregar os caracóis de modo a que comecem a deitar a ranhoca toda. Juntar água e esfregá-los mais um pouco e ir retirando-os de modo a ir ficando na água a sujidade, colocando noutro alguidar.
Ir lavando e trocar a cada "retirada" a água, até não se sentir ranhoca na água e ela ficar limpa.

Colocá-los num tacho bem grande, deixe ferver e vá retirando com a espumadeira alguma espuma que se forme por cima. Junte os temperos e deixe cozinhar. Por norma quando as batatas estão cozidas os caracóis também estarão.
Para testar se estão cozidos para quem não quiser adicionar as batatas é só testar puxando da casca como se fosse comer, se saírem bem estão prontos, se ainda fizerem alguma resistência deixar cozer mais um pouco.

Sirva com fatias de pão torrados ou não e está pronto.

Nota: Eu costumo comprar os caracóis ou no mercado de Faro ou no Mini-mercado da Lena perto da antiga sede do Motoclube de Faro.

Espero que gostem!!!

Bom fim de semana e Boa Praia.

Beijinhos

Comentários

Mensagens populares