Cachaço de porco com queijo e presunto

Boa tarde Alegria,

Ontem foi dia de pôr a minha menina Slow Cooker a trabalhar. Para quem não conhece, a slow cooker é uma panela eléctrica que cozinha lentamente, com duas temperaturas de cozimento High ou Low. Algumas das vantagens de utilizar este tipo de panela é que os nutrientes são todos aproveitados, não necessita tanta gordura nem tanto sal ( o que torna os pratos mais saudáveis) e é só colocar tudo lá dentro e deixar ela fazer o seu trabalho o que nos faz poupar tempo. Se pesquisarem receitas, vão encontrar muitos sites em inglês, mas a maioria dos nossos pratos Portugueses dá perfeitamente para adaptar, exemplos disso são: umas Favas à Portuguesa, Salsichas enroladas em couve, Moelas de tomatada, Feijoadas, Jardineira, Arroz doce, Papas de aveia com maçã ou seja, tudo o que é guisados, estufados, assados e alguns doces, o melhor é que o sabor sai apurado.
Por norma quando uma receita pede para marinar, faço a marinada para cozinhar , porque à medida que vai cozendo vai tomando de gosto.
Desta vez adaptei uma receita que é de forno e saiu uma carne com sabor fumado e muito saborosa.

Cachaço de porco com queijo e presunto

Ingredientes:
1.5 kg de cachaço (pode usar lombo)
1.5 Kg de batatinhas
2 cebolas (picadas)
4 dentes de alho (picados)
Sumo de 1/2 Laranja
Sumo de 1/2 Limão
2.5 dl de vinho tinto
6 fatias de queijo
6 fatias de presunto
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Temperar a carne com sal e pimenta e colocar na slow cooker. Juntar as cebolas, os alhos, o vinho, os sumos e as batatas. Ligar no Low e deixar cozinhar 4 a 6 horas. A meio do tempo de cozedura, ou quando a carne no centro estiver meio passada, colocar as fatias de presunto e de queijo por cima da carne e deixa-se acabar o tempo de cozedura. No final é só retirar o líquido da marinada, triturar e desfrutar.


Nota: Como há muitas receitas de carne assada no forno que levam vinho do porto, lembrei me de usar um vinho quente (a garrafa já estava aberta e aproveitei) em vez do vinho tinto. O queijo e o presunto coloquei no início. O meu naco de carne tinha apenas 750 grs. Servi com batatinhas de puré.
As fotos não estão muito boas, a máquina não ajuda (foto de tlm, risos) e a luz também não ajudou.


Bom proveito !!!!

Beijinhos


Comentários

Mensagens populares